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Publicidade e Propaganda

Atualizado em 25/01/16 14:07.

Curso de Publicidade e Propaganda

Apresentação  Projeto Pedagógico de Curso | Ementas | Docentes | Coordenação de Curso | Coordenação de Estágio | Prêmios |

Apresentação

Uma formação em construção

A primeira turma do curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda é oferecida em 1997, com apenas 20 vagas. Com um dos processos seletivos mais concorridos da Universidade Federal de Goiás (UFG), o curso é um dos pioneiros na formação de Comunicadores habilitados em Publicidade e Propaganda, no Estado de Goiás.

Depois de mais de uma década, o curso se solidifica, contando com um quadro de 15 professores efetivos, representando as diversas áreas do saber que compõe uma formação interdisciplinar com a publicidade: Imagem e Som, Fotografia, Vídeo, Teorias da Comunicação, Teorias de Método e Pesquisa, Marketing, Poéticas da Mídia, Criação Publicitária, Assessoria de Comunicação, Ética e Legislação, Estratégias Digitais, Comunicação no Terceiro Setor, Empreendedorismo, dentre muitas outras.

Das 50 vagas oferecidas anualmente, o curso funciona, hoje, preferencialmente no período vespertino. Em busca de aprimorar um diálogo com as políticas governamentais da atualidade, nós professores estimulamos a mobilidade estudantil para universidades conveniadas à UFG no exterior e no Brasil. Desse modo, apenas nos últimos dois anos, 22 de nossos estudantes viveram o processo de internacionalização, pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional (PIAI), cursando parte de seus créditos em instituições francesas, coreanas, canadenses, estadunidenses, etc. Dentro do país, estimulamos a participação estudantil no Programa de Mobilidade Estudantil (PME), cuja preferência tem sido por universidades de grande porte como a UFRJ, UFF, UFPR, UFPE, UnB, etc.

No ensino, trabalhamos com a atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), contemplando os diversos campos de trabalho em que os egressos podem atuar. Neste sentido, nosso curso tem como enfoque oferecer uma panorâmica destes diversos campos de trabalho, para que o estudante possa optar pela qual tem mais afinidade e interesse. Objetivando articular teoria à prática, o curso enfatiza a formação uma prática reflexiva aliado a uma reflexão sobre as práticas atuais da comunicação publicitária no Estado, no País e no mundo.

Interessa-nos, desse modo, formar egressos capazes de:

  • Ter uma visão crítica do papel e da função da Comunicação Social e da Publicidade e Propaganda na sociedade;

  • Ter a realidade que o cerca como referência para sua formação e seu trabalho como agente de transformação;

  • Ter competência técnica, perceptiva e intelectual para criar soluções e inovação em comunicação e publicidade, observando nelas os conteúdos e os compromissos com a sociedade;

  • Desempenhar de modo criativo o papel de estrategista, de gestor, de pesquisador e realizador de tarefas típicas de sua especialidade.

 

Assim, nossas ações em ensino, pesquisa e extensão têm como princípios norteadores:

  • Propiciar uma formação que conjugue uma visão crítica e ampla da realidade, de modo que o egresso possa transformá-la a fim de atender aos propósitos e funções que a Publicidade e Propaganda tomam para si nos campos de pesquisa acadêmica, institucional, político, mercadológico, cultural e social;

  • Formar o egresso com um conhecimento coerente com os padrões contidos no currículo mínimo adotado pelo Conselho Federal de Educação e nos currículos sugeridos pelos profissionais da área c/ ou entidades de classes;

  • Adotar um currículo pleno capaz de integrar a criatividade e a capacidade de gerar ideias e gerir processos de comunicação com objetivos de tornar público ideias,

    • serviços, produtos e organizações diversas;

    • Garantir uma carga horária suficiente para cumprimento do currículo, das atividades complementares, trabalhos de conclusão de curso e dos projetos experimentais necessários ao bom desempenho profissional;

    • Propiciar um ensino de qualidade que possibilite a construção de reflexões sobre como comunicação e a publicidade podem contribuir para o crescimento e inovação social e cultural da região Centro-Oeste;

    • Atender a demanda dos campos de trabalho potenciais para profissionais com formação superior, buscando formar egressos com visão crítica da realidade e crescimento humano e opinião crítica de processos comunicacionais.

 

Em termos de formação prática, o curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda busca desenvolver no aluno a capacidade criativa para perceber, gerir, realizar e refletir sobre ações estratégicas para a efetivação do processo de comunicação.

O curso é formulado para que o aluno possa ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes; gerenciar e avaliar pesquisas; definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para os problemas comunicacionais dos anunciantes; executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais; interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias; dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, orientar e julgar materiais de comunicação pertinentes a suas atividades; planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto; identificar e analisar as tendências econômicas e sociais em escala nacional e global que influem no ambiente empresarial; identificar a responsabilidade social da profissão, mantendo os compromissos éticos estabelecidos; assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das teorias e práticas referentes à publicidade e à propaganda.

 

O que o(a) publicitário(a) faz?

O(a) publicitário(a) possui como local típico de trabalho a agência de propaganda. No entanto, atualmente, sua presença pode ser encontrada em locais como departamentos de marketing e/ou publicidade de empresas nacionais e multinacionais, departamentos de vendas de empresas jornalísticas, departamentos de divulgação nos órgãos públicos oficiais, Organizações Não-Governamentais, Projetos Sociais e Culturais, Assessoria de Comunicação, Empresas Gráficas, além de outras possibilidades de trabalho na dinâmica área de comunicação social em geral.

Suas atividades são diversas. Dentre elas, procura criar, planejar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, procurando apresentar de maneira eficiente marcas, produtos e serviços e promover suas vendas. Atua na elaboração de estratégias e inovações em comunicação, no intuito de melhorar o relacionamento entre as instituições sociais de diversas naturezas, privadas, estatais, filantrópicas, etc e seus grupos de interesse.

 

Histórico de vagas

 Histórico de vagas oferecidas no curso de Comunicação Social – habilitação Publicidade e Propaganda

 

Ano

Vagas oferecidas

1997

20

1998

20

1999

25

2000

25

2001

25

2002

25

2003

25

2004

35

2005

35

2006

35

2007

35

2008

35

2009

50

2010

50

2011

50

2012

50

2013

50

2014

50

2015

50

 

 

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