CAPES

Mestrado em Comunicação da UFG é bem avaliado pela Capes

O conceito 4, atribuído pela Capes, revela o crescimento e a consolidação do PPGCOM na área da Comunicação e Informação.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFG) foi avaliado com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cada quatro anos, a Capes avalia se os programas de pós-graduação (mestrados e doutorados) atendem aos padrões mínimos de qualidade exigidos para cada nível de curso. Segundo a Capes, os resultados do processo de avaliação contribuem para a garantia da qualidade da pós-graduação brasileira.

O Mestrado em Comunicação da UFG iniciou com as atividades em 2008 na Faculdade de Informação e Comunicação. Atualmente são 54 alunos e 18 docentes nas duas linhas de pesquisa do PPGCOM em Mídia e Cidadania e Mídia e Cultura.

No relatório de avaliação quadrienal da Capes, que compreende os anos de 2013 a 2016, o PPGCOM elevou sua nota de 3 para 4, distinguindo a expansão e qualificação do Programa nos últimos anos. “O esforço coletivo dos docentes, discentes e técnico-administrativos foi determinante para que o Mestrado alavancasse sua nota” avalia o coordenador Tiago Mainieri. “Elevar a nota do Mestrado reflete a qualidade do curso e significa um reconhecimento à dedicação do grupo do Mestrado” completa o coordenador.

O parecer da comissão de avaliação destaca que o PPGCOM está orientando seus esforços para a implantação do Doutorado, o que sinaliza o potencial para crescimento do programa. No que tange à produção intelectual, o Mestrado em Comunicação recebeu o conceito muito bom, o que, segundo a comissão de avaliadores, ressalta o processo de consolidação do mesmo na área. Outro aspecto destacado no relatório foi a coerência e abrangência das linhas de pesquisa com a estrutura curricular e com os projetos desenvolvidos no Mestrado.

Fonte: Coordenação do PPGCOM/FIC

Categorias: CAPES Avaliação