CAPAS_NOTICIAS_CHAMADA-LIVRO

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O LIVRO COVID-19 E COMUNICAÇÃO

Iniciativa do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG.

A emergência sanitária causada pela disseminação mundial do novo coronavírus marcou o ano de 2020 em todo o mundo. A comunicação esteve - e ainda está - no centro dos problemas vividos durante o desafio imposto pela pandemia. A produção e a propagação de informações seguras sobre a doença é confrontada pela disseminação de fake news nas redes digitais. A tarefa de esclarecer, com o devido rigor, os resultados das pesquisas científicas sobre a Covid-19, depara-se com o rápido alastramento de soluções fáceis e equivocadas sobre o tratamento e a possibilidade de cura da doença. 

No Brasil, a crise de saúde chegou em um momento complexo e turbulento da sua história. Desde os primeiros dias de combate à pandemia, os brasileiros se viram em um cenário de forte instabilidade institucional. A crise de saúde foi catalisadora do aprofundamento de uma crise política, econômica e social que vinha se construindo nos anos anteriores, e que tem como um dos seus elementos centrais a experiência da sociedade brasileira com a internet e, mais particularmente, com as mídias sociais. 

Em determinados contextos, os profissionais de comunicação que trabalham sobre a pandemia precisam lidar com poderes políticos, econômicos e sociais que se impõem contra os princípios básicos de uma prática comunicacional ética e responsável. 

Pensando na importância de responder a esse momento com uma produção acadêmica analítica e crítica, convidamos pesquisadores da área da Comunicação, e de áreas afins, a submeterem textos para o livro-coletânea Covid-19 e a Comunicação. A obra será publicada pelo curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, já no segundo semestre de 2020. 

A publicação contará com conselho editorial acadêmico e será disponibilizada em formato digital open access, com possibilidade de impressão on demand.


Abaixo, uma lista, não exaustiva, de tópicos visados pelos organizadores do livro: 


- Comportamento do Consumidor, Comunicação e Covid-19; 

- Comunicação científica e Covid-19; 

- Comunicação, Cultura e Covid-19; 

- Comunicação institucional e Covid-19; 

- Credibilidade da comunicação social e Covid-19; 

- Criatividade, Comunicação e Covid-19;

- Democracia, comunicação e Covid-19; 

- Fotografia e Covid-19; 

- Gestão de Marcas e Covid-19;

- "Infodemia", consumo de mídia e Covid-19;

- Marketing Social e Covid-19;

- Mídias sociais, fake news e Covid-19; 

- Pesquisa quantitativa, Big Data e Covid-19; 

- Publicidade, propaganda e Covid-19; 

- Produção Audiovisual e Covid-19; 

- Qualidade de Vida, Comunicação e Covid-19; 

- Simulacro, imagem e comunicação na crise da Covid-19; 

- Teorias da pós-modernidade e Covid-19.

Os textos originais devem ser enviados para o e-mail dos organizadores do livro, prof. Dr. Rodrigo Cássio Oliveira (rodrigocassio@ufg.br), prof. Dr. Daniel Christino (dchristino@ufg.br) e prof. Dr. Eliseu Machado (eliseu@ufg.br). As normas de formatação do texto encontram-se abaixo. O prazo final para recebimento das propostas é dia 13/07/2020.

Serão selecionados de 10 a 12 artigos para comporem o livro.

Contamos com a sua colaboração, e também com o apoio na divulgação desta chamada, de modo que ela possa chegar aos pesquisadores envolvidos com o tema do livro.



Cordialmente e à disposição para quaisquer dúvidas, 

 

Prof. Dr. Rodrigo Cássio Oliveira

Prof. Dr. Daniel Christino

Prof. Dr. Eliseu Vieira Machado Júnior




NORMAS DOS TEXTOS

 

Os originais da obra deverão ser digitados utilizando-se o programa Word, com fonte Times New Roman, corpo 12, página A4, espaçamento 1,5 e a seguinte mancha gráfica: margem superior – 2 cm; margem inferior – 2 cm; margem direita – 2 cm; e margem esquerda – 2 cm, mínimo de 12 e máximo de 15 páginas. 

 

• Os títulos e subtítulos devem ser curtos. O Título com o corpo 14 em negrito e subtítulo, corpo 12, em negrito. 

• Primeira página: Título, Resumo e Palavras-chave em português e, em seguida, em outra língua (inglês, espanhol etc). Resumo entre 150 e 250 palavras, espaçamento simples, único parágrafo. Entre três a cinco palavras-chave.

• Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção ou inseri-las em baixa resolução. Enviá-las em arquivo separado, em alta resolução (300 dpi – em .jpg ou .tif) e com largura mínima de 10 cm (altura proporcional). 

• Todos os direitos sobre imagens reproduzidas na obra são de responsabilidade do autor, portanto, os mesmos deverão assegurar o direito de uso de imagens providenciando autorização de uso, se for o caso.

O texto deve seguir as regras da ABNT, observando as normas de referências para trabalhos acadêmicos, apresentadas, de maneira simplificada, a seguir. 



Citações

As citações indiretas deverão ser feitas no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra.

Ex.: (ADORNO, 1982)

 

No caso de haver coincidência de datas de texto ou obra, distinguir com letras, respeitando a ordem de entrada no artigo.

Ex.: (1915a, 1915b...).

De acordo com Reeside (1927a) ou (REESIDE, 1927b)

 

No caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto seguido do ano da edição da obra utilizada.

Ex.: (SCHUDSON, 1992/1997) (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)

 

No caso de obra de vários autores, os sobrenomes destes deverão ser citados separados por ponto e vírgula.

Ex.: (KATZ; LAZARSFELD, 1970)

 

As citações de várias obras, de autores diversos, mencionadas simultaneamente, devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética.

Ex.: (FONSECA, 1995; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

 

Nas citações textuais (citação direta curta), entre aspas, deverá ser acrescida a página.

Ex.: “É que o saber não é feito para compreender, ele é feito para cortar.” (FOUCAULT, 1984, p. 28).

 

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Ex.: Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”.

 

No caso de citações textuais de artigos de revista ou jornal, deverão constar o título do artigo, o nome da revista ou do jornal, a cidade, o número da página e a data de publicação.

Ex.: “Ascender socialmente e adquirir produtos que simbolizassem o status alcançado”. (Folha de S. Paulo, p. 4, 2 abr. 1995).

 

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com corpo 10 e sem as aspas.



Referências

Inserir apenas as referências utilizadas no artigo.

Devem vir em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas).

Ex: EWEN, S. ...

SILVERSTONE, R. ...

 

Os itens devem obedecer à seguinte ordem:

 

Livro – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título em itálico, cidade, editora, ano. Ex.: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

 

Capítulo de livro – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título, seguido de ponto final e da palavra In (seguida de dois pontos) e o sobrenome do organizador ou coordenador ou editor em caixa-alta, seguido das iniciais e (Org.) ou (Coord.) ou (Ed.). Na sequência, entram o título do livro em itálico, a cidade, a editora, o ano.

Ex.: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

Artigo de revista – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, título do artigo, nome da revista em itálico, cidade, volume (v.), número (n.), páginas (usar p. para singular e plural) e ano.

Ex.: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

 

Artigo de jornal – Sobrenome em caixa-alta, iniciais do autor, nome da matéria, nome do jornal em itálico, local e data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e páginas correspondentes.

Ex.: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

Ex. (sem autoria): A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 2 abr. 1995.



Referências de sites

Acrescentar, no final da referência, “Disponível em: <endereço eletrônico>”, e a data de acesso ao documento, precedida da expressão: “Acesso em:”.

Ex.: SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <XXXXX>. Acesso em: 19 set. 1998.

 

Caso seja uma pesquisa em todo o site, cite: O nome do site. Disponível em ... . Acesso em: 

Ex.: FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: <www.folhadesaopaulo.com.br>. Acesso em: 30 mar. 2012.