Reunião virtual da Aeba-GO

Professora da FIC assume presidência da Aeba-GO

Além da posse foi apresentado o plano de ação da associação que investe no fortalecimento da base de associados e na possibilidade de intercâmbio acadêmico-científico

Por meio de uma reunião virtual com a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás (SRI/UFG) com os membros da Associação Brasileira de Ex-alunos na Alemanha e Países de Língua Alemã do Estado de Goiás (Aeba-GO), a doutora e professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Lisbeth Oliveira, tomou posse da presidência da entidade.

Uma associação é definida como a união de pessoas que se organizam com uma mesma finalidade e não têm fins econômicos. No caso da Aeba-GO, o objetivo principal é o de que pesquisadores, estudantes e profissionais, que em algum momento de sua formação acadêmica passaram pelo mundo de língua alemã, encontrem na Aeba-GO, a possibilidade de manter o vínculo com aquela cultura, seja na qualificação profissional, no desenvolvimento e aprendizado da língua, no contato com instituições educativas e culturais ou mesmo para o desenvolvimento pessoal.

“Percebo que agora a responsabilidade parece ser maior, mas conto com a colaboração de meus colegas, que demonstraram apoio e parceria nas ideias e atividades que pretendemos desenvolver. Por estar presente desde a fundação da Aeba-GO e ao longo desses anos ter ativamente trabalhado para o crescimento da mesma, sinto-me em condições de agora colaborar para que a Associação consolide parcerias com organismos internacionais, com Universidades e Centros de Pesquisa, com espaços culturais e educacionais, oferecendo aos nossos associados a perspectiva tão desejada da internacionalização. A busca de soluções para os complexos problemas que enfrentamos hoje, precisa se dar de forma conjunta, nos unindo e compartilhando conhecimento,” declara Lisbeth.

Segundo a presidente da associação, a Aeba-GO planeja colocar em ação seu plano de gestão lançado neste mês, investindo no fortalecimento da base de associados, divulgando com apoio dos parceiros a cultura de língua alemã, as redes de pesquisa e possibilidades de intercâmbio acadêmico-científico em ambas as direções, gerando para os associados a possibilidade efetiva de poder escolher o caminho que gostaria de seguir.

Ela informa ainda que atualmente, há um grupo de estudos semanais que se reúne nas sextas-feiras, em parceria com o Deutscher Akademischer Austauschdienst/Serviço Alemão de Intercambio Acadêmico (DAAD), que aproxima pesquisadores e estudantes de vários países do mundo, no intuito de debater os temas da atualidade.

“Nesta sexta-feira, por exemplo, temos “Crisis-ridden in the Middle East: Lebanon at a crossroads” com o Prof. Eugene Richard Sensenig, da Faculty of Law and Political Science (FLPS) at Notre Dame University, Lebanon. Tais encontros (Heidelberg Talks Online) revezam entre inglês e alemão, a depender do/a palestrante em questão” destaca Lisbeth.

Veja abaixo o plano de ação da nova gestão da Aeba-GO:

- Fortalecimento da base de associados
Atualizar o cadastro dos associados bem como dos interessados em fazer parte da Aeba-GO, principalmente aqueles que estiveram a estudo na Alemanha, em estágios, intercâmbio de trabalho, etc. fortalecendo, dessa forma, a Associação e firmando os laços dessa rede mundial de cooperação de países com foco no financiamento do DAAD Brasil e outros organismos internacionais;

- Conhecer a cultura e estudar no mundo de língua alemã:
Realizar, nos próximos meses, o evento “Estudar e pesquisar na Alemanha”, estreitando as relações com o DAAD e dando visibilidade às possibilidades de bolsas e programas oferecidos pelo DAAD Brasil.

- Redes de pesquisa e colaboração internacional
Criar redes de pesquisa e colaboração internacional visando a publicações em coautoria e de maior impacto acadêmico.

- Fortalecimento do processo de internacionalização da UF
Auxiliar no processo de internacionalização das IES brasileiras, fomentando o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães para o desenvolvimento de pesquisas de temas estratégicos nas diversas áreas de conhecimento.

- Fomento de programas de mobilidade em ambas as direções
Fomentar a mobilidade de discentes, docentes e pesquisadores vinculados à graduação e a programas de pós-graduação no Brasil, ampliando a cooperação entre IES de Goiás e da Alemanha e Países de língua alemã.

- Encontros temáticos
Fomentar encontros temáticos buscando o apoio do DAAD e de outros organismos internacionais.

- Mostra de cinema
Retomar, com apoio do Goethe Institut, embaixadas e outros organismos internacionais, as mostras de cinema, buscando dar visibilidade a produções de clássicos da Alemanha, Áustria, Suíça, dentre outros, mas também daquelas produções contemporâneas que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como obras de jovens e promissores realizadores oriundos desses países.

- Publicações
Buscar parceria da Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint), DAAD e outros, na publicação de livros que tragam a memória desses 18 anos da Aeba-GO.

Fonte: Ascom FIC

Categorias: Posse Aeba-GO