capa-noticia_JORNALISTACIENTIFICOSTITULO

DATA: a partir de 13 de fevereiro de 2023

Expositores: estudantes de Jornalismo Científico

Curadoria: Lisbeth Oliveira

Os estudantes de Jornalismo Científico de 2022.2 reuniram esforços para a montagem deste painel de perfis de jornalistas. O painel foi feito em grupo, em que cada um dos estudantes se responsabilizou por escolher e pesquisar a vida e a atuação profissional de um jornalista científico. O resultado foi a elaboração de 12 perfis de jornalistas científicos do Brasil e do Mundo.

A metodologia utilizada para traçar o perfil foi pautada em pesquisas, estudo e análise de materiais publicados pelos próprios jornalistas e suas respectivas publicações e investigações teóricas na ciência e no jornalismo.

A finalidade do trabalho foi imergir e familiarizar os estudantes com o jornalismo científico, conhecer os desafios que o mesmo enfrenta para tornar conhecimentos científicos acessíveis ao público em geral e desenvolver no estudante de jornalismo a habilidade de pesquisar, compreender e relacionar fatos.

A elaboração desse trabalho foi ancorada pela realização de seminários em sala-de-aula, envolvendo temas como a importância da ética nos métodos de pesquisa e da revisão por pares dos manuscritos, o papel da divulgação científica, a preocupação com a penetração na comunidade científica das chamadas „revistas predatórias“, os periódicos de acesso aberto, entre outros.

Confira aqui.

EXPOSIÇÃO FÍSICA NA ENTRADA DO AUDITÓRIO DA FIC