compos_3macacos

FIC/UFG realiza encontro nacional de pós-graduação em Comunicação

: Faculdade de Informação e Comunicação - Câmpus Samambaia

07 a 10 Junho 2016

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, de terça (7) a sexta-feira (10), o 25º Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). O objetivo do evento é estimular, fortalecer e refletir sobre o desenvolvimento científico e tecnológico na área da Comunicação.

A abertura oficial do evento será às 18h30 desta terça-feira, com a conferência de abertura Estudos Contemporâneos de Comunicação, ministrada pelo professor mexicano Guillermo Orozco no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal (Câmpus Samambaia). Doutor pela Universidade de Harvard, Orozco é uma referência na pesquisa em Comunicação na América Latina e sua linha de pesquisa se concentra em estudos da recepção e alfabetização em audiovisual e reflexões na área de metodologia. Além da conferência de abertura, haverá a entrega do Prêmio Compós de Dissertações e Teses 2015 e uma apresentação cultural.

Na quarta (8) e quinta-feira (9) haverá reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) nas salas de aula da FIC, no prédio dos Laboratórios Integrados de Comunicação e Informação (Labicom) e no Centro de Aulas C. Entre os temas dos GTs estão Comunicação e Cibercultura; Comunicação e Cidadania; Comunicação e Política; Estudos de Jornalismo, Som e Música, e Televisão; Consumos e Processos de Comunicação; Imagem e Imaginário Midiáticos; entre outros. O encerramento será na sexta-feira com reunião dos coordenadores dos GTs e do Conselho da Compós.

Para a coordenadora do Mestrado em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da FIC, Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, a realização da Compós para Goiânia é um marco para o evento, que teve sua primeira edição realizada em Goiás há 25 anos. "A vinda da Compós para Goiás novamente é um momento de fortalecer as suas bases e reflexões", destaca.

Temer ressalta ainda que, para o PPGCOM, é uma oportunidade ímpar de contato dos alunos com os maiores pesquisadores em Comunicação do Brasil e exterior. "Nos 17 GTs estão efetivamente os maiores nomes do Brasil em suas áreas", exalta.

Sobre a Compós

Criada em 16 de junho de 1991, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua principalmente no fortalecimento e qualificação das pós-graduações em Comunicação no país, estimulando o desenvolvimento teórico-científico e tecnológico na área da Comunicação.

Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Compós reúne atualmente 42 programas de pós-graduação associados e tem como espaço principal de discussão, o encontro anual que realiza há mais de 20 anos. Além da reunião dos 17 Grupos de Trabalho (GTs) que integram a Associação, o evento tem espaço para a promoção do “Seminário Internacional” que, desde 2004, é realizado com o objetivo de fomentar o diálogo nacional e internacional para o crescimento da área.

Confira a programação:

Compos_2016_programacao