Como o ensino remoto funciona?

O ensino remoto acontece a partir de atividades chamadas de síncronas e assíncronas. As atividades síncronas são aquelas que ocorrem de forma simultânea, nas quais é imprescindível que docente e estudante participem no mesmo instante e no mesmo ambiente (neste caso, virtual). Dentre as vantagens das atividades síncronas, está a possibilidade de contato em tempo real, para o estabelecimento de diálogos que contribuam com o esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos e as dinâmicas desenvolvidas no ensino remoto. Além disso, as atividades síncronas podem contribuir com a redução do sentimento de isolamento gerado pelo distanciamento social, decorrente da pandemia da Covid-19. Por sua vez, as atividades assíncronas são caracterizadas pela não simultaneidade, pois, neste caso, não é preciso que estudantes e docentes estejam ‘conectados’ ao mesmo tempo. Uma grande vantagem das atividades assíncronas é uma maior flexibilidade, permite que se organize a carga horária da disciplina de acordo com suas condições de tempo e ambiente para estudo, o que exige maior protagonismo discente e uma melhor organização espaço-temporal da sua rotina acadêmica. Nesse sentido, outras atividades são propostas, por meio de vídeos ou outros recursos e mídias acessíveis aos estudantes a qualquer tempo e hora.